cólica menstrual: Você sofre com isso?



 As cólicas menstruais podem ser bastante dolorosas para muitas mulheres. Além dos incômodos e estresse no período de Tensão Pré-Menstrual (TPM), durante esse tempo também pode ser notado por dores de fraca ou forte intensidade, o que afeta negativamente na qualidade de vida das mulheres. A dor é causada pela produção de prostaglandina, um hormônio responsável pela contração do útero nessa fase. Em algumas mulheres esse processo de contração é mais intenso e o fluxo menstrual maior.


Para reduzir este sintoma, aí vão algumas dicas: 



1- Prática de atividade física: tarefas que envolvam alongamentos, caminhadas e bicicleta feitas diariamente e orientadas por um profissional diminuem as dores produzidas pela cólica, isso porque esses exercícios favorecem a circulação sanguínea.



2-Alimentação: o hábito saudável ajuda a conter as cólicas menstruais, alimentos ricos em nutrientes, como por exemplo  os de vitamina C, cálcio, ácidos graxos, e vitaminas do complexo B.



3- Qualidade do Sono: ocorre uma interferência no ciclo menstrual que resulta em irritação e fadiga. O sono é fundamental evitando que a mulher passe por um estresse que acabe acarretando na dor.



4- Tome líquidos: água e chás são importantes para combater o inchaço abdominal  e as dores, beba mais do que os dois litros de água recomendado diariamente. Se faz importante também a inserção de sucos em sua dieta, como o de abacaxi, por exemplo, que irá atuar como anti-inflamatório, diminuindo assim a inflamação nos tecidos do útero. 

5-Alimentação: ingerir vegetais verdes escuros, leite, queijo e derivados do cálcio agem diretamente sobre a musculatura lisa do útero, reduzindo as contrações musculares dolorosas. O cálcio suprime a secreção de hormônio paratireóide, reduzindo a irritabilidade neuromuscular e reatividade vascular. E, por serem ricos em triptofano (aminoácido ligado à produção de serotonina), esses alimentos ainda reduzem a tensão e ansiedade típicas da TPM.

6-Evitar cafeína e álcool: O álcool e a cafeína presente no café, chás, colas e chocolates, por exemplo, agravam a cólica menstrual. Por isso, é importante retirar da alimentação estes alimentos.

7-Banho quente: banhos deixando a água cair na região do abdômen ajuda a aliviar a  dor sendo que o calor aumenta o fluxo de sangue na região pélvica,  ajudando assim a relaxar os músculos.

8-Massagem: é mais uma alternativa eficiente para amenizar as dores da cólica menstrual. A massagem deve ter uma pressão manual para que possa mobilizar a circulação sanguínea, realizando movimentos circulares ou de cima para baixo. Esses movimentos aliviam a tensão muscular, melhora a circulação sanguínea e diminui a dor.

9- Ginástica Hipopressiva: também é uma opção eficaz para diminuir as dores. Nessa situação, tanto o controle respiratório quanto o centro de forças trabalhado na região abdominal ajudam a amenizar as dores.



10-Acupuntura: Um dos métodos que podemos utilizar para aliviar as dores das cólicas menstruais é a acupuntura. As agulhas quando aplicadas em locais estratégicos ajudam na liberação de endorfina e reduz os incômodos abdominais.



CAPARICA, Maely Rodrigues Mateus. A influência da nutrição no tratamento da síndrome pré-menstrual. 2011.

MOTAHARI-TABARI, Narges; SHIRVANI, Marjan Ahmad; ALIPOUR, Abbas. Comparison of the effect of stretching exercises and mefenamic acid on the reduction of pain and menstruation characteristics in primary dysmenorrhea: a randomized clinical trial. Oman medical journal, v. 32, n. 1, p. 47, 2017.





Comentários

Postagens mais visitadas